
A partir de janeiro deste ano, a IAF - International Association of Facilitators tem uma portuguesa no seu "Board of Directors". Trata-se da nossa colega Celeste
Brito
que após apostar pela criação de um "chapter" da língua portuguesa (que se transformou depois nos capítulos português e no brasileiro) foi eleita como Diretora Regional da Europa e Médio Oriente, substituindo nessa funções a Mirjami Sipponen-Damonte
(na imagem) e que realizou um excelente trabalho, desenvolvendo o SIG (Special Interest Group) sobre Facilitação de Prospecção e Futuro (Future Foresight Facilitation) onde também participo.
Que podemos dizer sobre a Celeste? Pois bem, para além de ser uma pessoa nos contagia o seu entusiasmo, foi o dínamo vivo que colocou Portugal no mapa da IAF, desenvolvendo um laborioso trabalho de desenvolvimento de uma equipa de facilitadores que colocou em marcha um projeto em crescente expansão e que motivou até a recente publicação dos meus dois livros na série: Arquitetar a Colaboração.
Vinda do mundo da gestão dos RH, a Celeste fundou o The Bloom Project
onde desenvolve projetos inovadores como consultora internacional em empresas globais e locais em vários sectores de actividade e, desde 2016, tem vindo a aperfeiçoar-se em facilitação de grupos.
Aproveitando esta importante efeméride, publico aqui uma breve entrevista:
P: O que é único no teu trabalho de facilitadora?
C: Facilitar é tornar as coisas (mais) fáceis; por isso, tenho sempre como princípio orientador na prática da facilitação a simplificação das abordagens, a agilização das metodologias a usar e a disponibilização de um espaço em que apeteça ser, estar, partilhar e contribuir.
P: Quais os elementos que devem estar sempre presentes no teu trabalho de facilitação?
C: Na fase da preparação, a clarificação do resultado que se pretende conseguir com a sessão; durante a sessão, o entusiasmo e a neutralidade ; após a sessão, rever.
P: Quais os resultados mais importantes do meu trabalho de facilitação?
C: Tornar as conversas fáceis e produtivas; estimular e alinhar ideias e contributos; energizar indivíduos e grupos; agilizar processos de reflexão, tornando-os acionáveis e celebrar os resultados.
Atualmente foram igualmente eleitos para a Direção da IAF, presidida por Trevor Durnford
:
Treasurer: Julia Donohue
Director of Membership and Chapters: Materne Bossou
Director of Professional Development: Gerardo de Luzenberger
Regional Director for Europe and the Middle East (EME): Celeste Brito
Regional Director for USA: Jonathan M. Bell
Regional Director for Oceania: Sharon Honner
Regional Director for Asia: Farah Shahed
Regional Director for Africa: Kofi Kumodzi
Para a Celeste e todos os nossos colegas que aceitam de forma voluntária e generosa dar o seu tempo à nossa associação, desejamos as melhores felicidades e os votos de um renovado êxito.
"Be brave enough to start conversations that matter and shift the direction of change for the better."
col.lab | collaboration laboratory is a spin-off from the book series " Architecting Collaboration " and our privacy policy can be consulted here
My Meeting Support is an event services brand by col.lab | collaboration laboratory