Existem já vários livros que abordam a prática de facilitação de grupo na educação, o mais visível foi escrito por John Eller
-
Effective Group Facilitation in Education: How to energize meetings and manage difficult groups.
De acordo com seu editor, este livro foi criado para administradores que frequentemente são designados para facilitar grupos de
stakeholders
em Educação - pais, equipes de gerenciamento, professores e funcionários, e outros grupos. Neste livro, John Eller inclui muitas estratégias e modelos que ajudam grupos de pessoas a trabalhar em conjunto para completar tarefas, gerar novas ideias e resolver problemas.
No entanto, o grande potencial das habilidades de facilitação de grupo pode ser estendido aos professores e educadores, para que se transformem em 'professores facilitadores', para conseguir optimizar o conhecimento coletivo na sala de aula.
Tal é, igualmente, o ímpeto de um trabalho interessante iniciado nos EUA por Ted Dintersmith -
the school innovation playlist.
"Como todas as organizações, as escolas ficam presas à rotina, e avessas às mudanças. Mas todas as escolas precisam inovar para preparar os seus estudantes para um futuro dinâmico e incerto. A pergunta é: como?"
Esta
scholl innovation playlist
representa um modelo liderado por professores, baseado em pequenos passos que levam a grandes mudanças, que se baseiam nas melhores práticas de educadores e organizações sem fins lucrativos dos EUA.
A convergência da facilitação de grupos e do ensino pode ajudar os professores a projetar uma série de processos para o ensino orientado pelo aluno, tais como:
tempo de curiosidade
,
seminário socrático
ou
o que os alunos querem aprender.
Ted Tindersmith organiza essa lista de reprodução de inovação como uma série de álbuns (que são os grandes objetivos) e faixas (os pequenos passos que ajudam a atingir cada grande objetivo). Cada faixa pode ser feita rapidamente - quinze minutos por dia. O processo da lista de reprodução pode ser liderado pelo diretor da escola, pelo corpo docente da escola, série ou departamento, ou até mesmo por uma família em casa.
Se pretende saber mais sobre facilitação de grupos ou como implementar esta inovação no seu estabelecimento de ensino em Portugal ou no Brasil,
contacte-nos.
Confira também este excelente artigo em inglês,
Facilitating learning and change in groups and group sessions
com os seguintes conteúdos: introdução · o que é facilitação de grupo? · Condições essenciais e facilitador · papel do facilitador · valores essenciais · sessões facilitadoras - tendo um plano · sessões facilitadoras - pensando em princípios, meios e fins · facilitando - respondendo ao momento · lidando com comportamentos difíceis · conclusão · leituras e referências adicionais · Agradecimentos · como citar esta peça