Blog Post

Entrevistando Barbara Mackay 

Paulo Nunes de Abreu • September 12, 2018

O que é a facilitação de grupos?

Embora não referida no meu livro, a Barbara Mackay é uma decana da facilitação. Desde 1981 que exerce esta profissão e mais tarde em 1995 fundou a sua empresa North Star Facilitators que se tem vindo a especializar na formação das competências de facilitação de grupos.

O seu site oferece uma variedade de dicas práticas e recursos para facilitadores. Em julho desde ano, ela foi entrevistada pelo Joshua Voon e algumas das perguntas e respostas foram seleccionadas aqui pelo seu interesse.

P: O que te interessou na facilitação?

Eu observei ao longo da minha carreira como consultora que os momentos em que tinha mais alegria e significado para mim eram aqueles em que estava fazendo algo chamado "facilitação de grupos". Eu não tinha recebido qualquer treino como facilitadora, mas eu intuía que era isso que acontecia quando estava reunida com um grupo de pessoas a quem eu estava fazendo perguntas. Descobri que eu estava realmente fazendo com que o grupo compartilhasse informação e conhecimentos que não haviam compartilhado antes. Foi enriquecedor para mim ter esse nível de percepção e ver como a minha facilitação tinha um impacto nas vidas das pessoas, nas organizações ou comunidades a que elas pertenciam. Isso me impressionou particularmente porque eu estava trabalhando com comunidades indígenas como pesquisadora. Eu tinha que me envolver com as pessoas e perguntar: "Como é a sua vida? Como esse grande projeto de mineração afetaria você e seu modo de vida?” Eu consegui ter uma boa noção das vivências-base dessa comunidade. Foi uma verdadeira honra e privilégio ouvir o quanto eles amavam o seu modo de vida. Foi quando percebi que tinha algum talento natural como facilitadora. E para fazer isso bem, eu precisava descobrir se havia um bom treinamento sobre isso. Foi quando descobri o ICA (Institute of Cultural Affairs).

P: Como é a facilitação difere do coaching , se aquilo que faz é o mesmo que faz um coach, questionar e tentar trazer percepções sobre os valores das pessoas?

R: Na época, coaching não era um termo conhecido tal como é hoje. Além disso, o coaching hoje é focado principalmente em trabalhar individualmente com as pessoas. Aquilo que me entusiasmou foi observar que quando eu me envolvia com a comunidade para fazer perguntas, as pessoas se juntavam e formavam um grupo que queria entrar na conversação. As entrevistas cara-a-cara tornaram-se em entrevistas em grupo, então eu tive que mudar meu estilo de ser uma entrevistadora para passar a ser uma facilitadora.

(...)

Q: Para você, o que é facilitação?

R: Facilitação é como dar um contêiner a um grupo de pessoas que têm um propósito, uma missão ou um caminho comum a seguir. Usando esse contêiner ao qual todos se podem acomodar, dando-lhes muita flexibilidade e latitude. Dando-lhes um caminho a seguir para que você não tenha pessoas divergindo em tangentes. Eles podem ver o caminho que estão seguindo e estão dispostos a segui-lo porque vêm que é muito mais eficaz, e até divertido, para a obtenção dos seus objetivos como um grupo.

Pode ler mais na versão original: aqui.

By Paul Nunesdea, PhD CPF with 4o December 30, 2024
From Foundations to Framework: The Origins of the Roundtable Principles
By Paul Nunesdea, PhD CPF with 4o December 14, 2024
A Purpose-Driven Framework for Meaningful Collaboration
By Paul Nunesdea, PhD, CPF December 1, 2024
A Foundation for Collaboration: From Roundtable Principles to Professional Facilitation Mastery
In this article, we explore insights from Ruud Janssen, founder of the Event Design Collective
By Episode #10 Hosted By Paul Nunesdea, PhD, CPF, and Martin Duffy, PhD November 28, 2024
In this article, we explore insights from Ruud Janssen, founder of the Event Design Collective, on how meetings and events can be transformed through intentional design. By distinguishing between event management and event design, Ruud highlights the importance of crafting experiences that create measurable value over time. Using tools like the Event Canvas and empathy mapping, organizations can align diverse stakeholder perspectives to foster behavioral change and cultural transformation. Ruud emphasizes that meetings are reflections of organizational culture—Petri dishes for testing and prototyping change. He also advocates for educating the next generation of professionals through programs like the Event Design Certificate, equipping them with the skills to rethink and redesign meetings. The article challenges leaders to reimagine meetings as opportunities to invest time wisely, create value, and drive meaningful collaboration.
By Paul Nunesdea, CPF, PhD & Chat GPT 4o November 10, 2024
How Artificial Intelligence Can Enhance—But Not Replace—Life’s Essential Struggles
By Paul Nunesdea, PhD, CPF October 21, 2024
Unlearning and Unbecoming: Human Growth Beyond the Influence of AI
October 13, 2024
From Facilitating Teams to Transforming Organizations: The New Role of Facilitators
The Evolving Role of Facilitation: Integrating AI into Architecting Collaboration
By Paul Nunesdea, PhD, CPF August 28, 2024
The Evolving Role of Facilitation: Integrating AI into Architecting Collaboration
By By Paul Nunesdea, PhD, CPF August 14, 2024
The Art and Impact of Facilitating Collaborative Success
By Paul Nunesdea, PhD CPF July 31, 2024
Unleash Your Event Planning Team's Potential
More Posts
Share by: